sexta-feira, 8 de julho de 2011

A única coisa que você tem e uma escolha...


Calçadão da Rua XV, em Curitiba, é um lugar onde você vê todos os tipos de pessoas. Ali você encontra poetas vendendo livros, estatuas vivas, desenhistas, pintores, religiosos que gritam versos bíblicos, etc.

Passo por esse calçadão todos os dias. Esses dias encontrei um grupo de 4 rapazes rapers, dois deles cantavam, um fazia beat box e o outro tocava violino, uma mistura que, apesar de não gostar de Rap, ficou muito interessante. Mas nesse dia a pessoa que mais me chamou a atenção, e não poderia ser diferente, foi um Hare Krishna que sorrindo deu um “salto” na minha frente. Foram, aproximadamente, 10 minutos de um monólogo que me esforcei muito para entender. Ele falava tanta gíria e tão eletricamente que exigiu grande concentração de minha parte para “captar a mensagem”.

Entre tantas coisas ditas a que mais me chamou a atenção foi sobre a posse. Dizia ele:
“O que as pessoas acham que tem, elas não tem! Nada nos pertence, não somos donos dessas roupas, dessas casas nem de nossas almas. Daqui a gente não vai levar nada por não termos nada. A única coisa que realmente a gente tem é a escolha. Você pode escolher o que fazer, escolher entre o certo e o errado, escolher entre o ir ou vir. Só não esqueça que essa escolha vai ter uma consequência e você terá que aguentá-la”. Ofereceu-me um dos tantos livros que ele carregava, fiquei com um, e lá se foi ele quase que saltitante procurar outra pessoa para dividir seus pensamentos.

Antes de entrar no ônibus li um pouco. O nome do livro é “Civilização e Transcendência” e fala sobre a vida hindu. Um dos sábios deles respondeu um questionário em 1976 para uma revista e em cima dessa entrevista é que foi feito o livro. Dentre as coisas que estão escritas, tem algo que chega a ser engraçado. Ele fala que o que diferencia um homem de um animal, normalmente é usado o cão como referência, é a religião e a busca por Deus e que o progresso, na verdade, só deve existir espiritualmente. Ele afirma que esse progresso que o homem busca (material) é o que esta aproximando de um cão, que a falta de consciência espiritual nos transforma em seres que vivem por instinto.

Posso não concordar com tudo o que li e nem pretendo seguir essa doutrina mas, realmente, questionei-me sobre alguns pontos:

Qual é o progresso que eu estou escolhendo, o material ou a espiritual? Se é que eu estou me preocupando com a parte espiritual da minha vida.
Estou eu evoluindo ou estou eu me transformando em um animal irracional que age por instinto?
Será que, apesar de eu não seguir uma religião, eu consigo evoluir espiritualmente ou não?
E, afinal de contas, o que é e como evoluir espiritualmente?


Antes daquele rapaz sorridente ir ele disse: “Venha nos visitar! Nos domingos a gente se reúne, canta mantras, dança e comemos comida indiana. Você não vai precisar pagar nada para participar e totalmente de graça”.

Ótimo final de semana! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário