segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"Verbrennt mich!"...

Foto dos Nazistas fazendo a Queima de livros (Bücherverbrennung)  


"Quando o regime ordenou que fossem queimados publicamente os livros que continham saber pernicioso e em toda parte fizeram bois arrastarem carros de livros para as pilhas em fogo, um poeta perseguido, um dos melhores, estudando a lista dos livros queimados descobriu, horrorizado, que os seus haviam sido esquecidos.
A cólera o fez correr célere até sua mesa e escrever uma carta aos donos do poder.
Queimem-me!
Escreveu com pena veloz.
Queimem-me! Não me façam uma coisa dessas! Não me deixem de lado! Eu não relatei sempre a verdade em meus livros? E agora tratam-me como um mentiroso!
Eu lhes ordeno: Queimem-me!"

Esse texto foi escrito em 1933 por Bertolt Brecht. Pode parecer brincadeira mas não foi. Nessa épcoa, os Nazistas criaram uma lista de livros ditos como "inconvenientes ao regime". O escritor Oskar Maria Graft, que se viu excluído da "lista negra Nazista", escreveu um protesto exigindo que seus livros também fossem queimados. 
Quando li, a princípio, pensei que ele havia pedido isso por vaidade ou por orgulho ferido mas, lendo um pouco mais dessa história, percebi que  esse foi um ato de desespero, um sentimento de repúdio e indignação pois o que ele escreveu foi tratado como "aceitável" por aqueles que ele mais criticava e odiava.

Uma atitude, na minha opinião, baseada em seus ideais, valores e caráter. Como se ele dissesse "Queimem-me" não faço parte dessa bestialidade.

A bestialidade que vivemos não está na mesma escala da Segunda Guerra, é gritante mas, ao mesmo tempo, silenciosa.
Uma das grandes diferenças que eu vejo é que as pessoas estão dispostas a renunciar seus valores, carater e ideais para juntar-se com os que estão no poder  em busca de algum tipo de vantagem, algum tipo de reconhecimento e de dinheiro fácil.

Vivemos uma inversão de valores tão grande que a atitude de  Oskar Maria Graft seria descrita como ridícula, ingênua ou tola. Uma perda de oportunidade.

Por onde andam os  Oskar Maria Graft??? Por onde andam as pessoas que não se vendem por uma politica bestializada para conseguir uma lasquinha de alguma coisa??? Por onde andam os que ainda valorizam seus ideias, seus valores e seu carater mesmo que isso signifique sacrificar um trabalho de uma vida???

Eu sei que ainda existem pessoas assim...


Sei porque eu ando por ai... queimem-me.



Bem vindo mês de Agosto!
Otima semana :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário